quarta-feira, 21 de março de 2012

Educação. Ou falta dela.

Tive oportunidade de há pouco tempo atrás falar sobre coisas que não gostava, e entre tantas outras, disse que não gostava que me dessem ordens. E não gosto mesmo. Nada. Sobretudo quando dadas por quem não as sabe dar, não sabe o que quer, nem tão pouco o que anda a fazer à vida.

Não é que eu seja mais que os outros, porque não sou, ou que tenha problemas de atitude, ou comportamentais, como lhe queiram chamar, que também não tenho, mas esta, é uma situação que me dá mesmo azia.

Isto tudo porque eu fui educada com maneirismos que provavelmente hoje estejam a cair em desuso mas que eu, continuo a usar, aliás,  faço questão em fazê-lo.
Por Favor e Obrigada são apenas dois, dos termos que fazem parte do meu vocabulário quotidiano e com os quais aprendi a conviver desde pequenina. 

Desde cedo, os meus pais habituaram-me a tratar TODA a gente com a máxima educação porque todo o ser humano, do mais velho ao mais novo, merece ser tratado com respeito e dignidade a que tem direito. Ensinaram-me a pedir sempre e também a agradecer. A escutar as pessoas primeiro e só depois falar. A desligar o telefone só depois de a conversa estar terminada entre ambas as partes. Entre tantas outras coisas das quais eu muito me orgulho. 

Este desabafo surge porque, ter que aturar diariamente estas palermices de pessoas que se auto intitulam como educadas e vindas de um meio social "superior", não só me dá náuseas como me deixa incrivelmente mal disposta. 
E hoje caiu-me mal. Muito mal.

9 comentários:

  1. Educação nunca matou ninguém! Berço e dinheiro na carteira não são sinónimo de educação. Mete-me cá umas comichões as faltinhas de chá das pessoinhas ditas importantes...

    ResponderEliminar
  2. Realmente tb é algo que me faz azia!

    http://viverentrelacos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já ouvi dizer, mais que uma vez, que é nos melhores tecidos que aparecem as nódoas - neste caso as pessoas que mais querem aparentar ser superiores e de uma classe social mais elevada acabam por mostrar o contrário, e é tão repetitivo serem essas pessoas a mostrarem as maiores faltas de educação que até faz impressão.

    ResponderEliminar
  4. Podes crer... Detesto falta de educação especialmente agora vinda nos novos pseudónimo-intelectuais... Obrigado, bom dia, desculpe, com licença fazem parte do meu vocabulário todos os dias... Não sei para onde estamos a caminhar mas acredito que nós, que agora vemos estas cenas tão desagradáveis, vamos voltar a educar os nossos filhos com toda a educação possível...

    ResponderEliminar
  5. Não suporto falta de educação, prepotência e arrogância!!
    Boa resto de semana! :) beijinho

    ResponderEliminar
  6. dois termos já em desuso para muita gente, mas por aqui...não
    kis .=)

    ResponderEliminar
  7. Não suporto faltas de educação, é coisa para me tirar do sério, mas muitas vezes gozo com a situação e faço digo o "obrigada" pela outra pessoa com uma entoação merecida! Tal como o "se faz favor", o "bom dia" e o "boa tarde" e por aí fora!!!!

    ResponderEliminar

Dizei de vossa justiça minha gente :)