quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Lauro António que há em mim #8.

Ah, que saudades que eu tinha da minha veia Lauro Antonina! Tal como prometido, venho deixar-vos a minha opinião sobre alguns, dos muitos filmes que tenho visto ultimamente. Vou começar com uma selecção de cinco, que por acaso, acabou por se revelar fantástica.
 A saber:


Precious - Excelente. Apesar de ser uma vergonha, admito, eu nunca tinha visto este fantástico filme de 2009.
Com uma classificação de 7.4 no IMDB que eu considero pobre, este filme é, não só digno de ser visto, mas também, de se pensar um pouco sobre ele e acima de tudo, sobre as questões morais e sociais que levanta.
Precious podia ser uma miúda como outra qualquer, no entanto não o é. Abusada física e psicologicamente pela mãe e pelo pai, torna-se mãe adolescente, não vai à escola, não tem amigos, e vive num ambiente horrível. Ainda assim, Precious não perde a capacidade de sonhar que terá uma vida melhor e quando pela primeira vez na vida lhe surge uma réstia de esperança, Precious ganha a coragem que sempre lhe faltou para tentar dar uma volta à sua vida que mais uma vez lhe vai pregar uma rasteira. Vale muito a pena ver.


21 Jump Street - Muito bom. Confesso que de início não estava com muita vontade de ver o filme, pois actualmente não consigo encontrar uma comédia que me faça partir o coco a rir, mas acabei por ceder e vi. Foi a melhor coisa que podia ter feito. O filme é hilariante! Com um rating de 7.3 no IMDB, que é  merecido, este filme conta a história de dois amigos que se tornam polícias mas que por serem um pouco palermas, acabam por ser infiltrados numa escola secundária com a finalidade de descobrir a origem do tráfico de uma nova droga sintética. Os dois actores principais estão muito bem, mas dou principal destaque ao Jonah Hill, que aliás, já desempenhou um papel fantástico em Moneyball. Recomendo.


Get The Gringo - Muito bom. Filme em que entre o Mel Gibson, a Lizzie tem que ver. Sou fã do Mel desde sempre e os seus filmes, tanto nos que entra como actor como nos que realiza, nunca me deixam ficar mal e Get the Gringo foi prova disso.
O IMDB classifica-o com um 7.2 e eu concordo, pois tem uma história cativante com alguns apontamentos de comédia e suspense pelo meio. Este filme conta história de um assaltante que sendo detido entre a fronteira dos EUA com o México, acaba por ser levado para o México para cumprir pena. O ambiente não podia ser mais diferente do que o que é vivido nas penitenciárias dos Estados Unidos, e como tal, ele vai ter que aprender não só a sobreviver, como arranjar maneira de sair dali e salvar uma criança que é mantida em cativeiro apenas com o intuito de ser dador de órgãos. Recomendo vivamente.


The Blind Side - Excelente. Mais um filme de 2009 que me passou completamente ao lado mas que é de uma qualidade irrepreensível. Muito honestamente, acho que este é o papel da vida da Sandra Bullock. The Blind Side tem um rating de 7.6 no IMDB, mas eu dava-lhe mais.
Este filme, cuja acção decorre numa América sulista ainda extremamente preconceituosa, conta a história de um rapaz negro, praticamente sem abrigo, e aparentemente com fracas capacidades intelectuais, que a certa altura se cruza com a mulher da alta sociedade sulista a qual, irá para sempre mudar a sua vida. Um filme comovente e brilhante. Adorei!



The Elephant in the Living Room - Excelente, fantástico. E desta forma, chego ao último título da minha lista para hoje, o qual passo a indicar desde já, que não se  trata de um filme, mas sim de um documentário e que devido ao conteúdo, não é de todo apropriado para pessoas mais sensíveis.
The Elephant in the Living Room, de 2010, e que conta com um rating de 7.4 no IMDB, explora brilhantemente os dois lados de uma mesma questão que muita tinta tem feito correr, em especial nos EUA.
A polémica, gira em torno de uma subcultura em franca expansão, que defende que animais exóticos e selvagens podem perfeitamente ser animais de estimação e, obviamente, sobre os seus opositores, que defendem que os animais selvagens devem estar no seu habitat natural e não junto dos humanos, onde podem representar um perigo iminente.
Inicialmente não tinha opinião, mas depois de ter visto o documentário e ponderado sobre a questão, assumo-me completamente contra esta situação, pois há imensa gente a facturar milhões de dólares isto, os traficantes de animais, e porque as pessoas que os adoptam, não tendo a menor noção de como lidar com eles, põem a vida deles em risco, a de terceiros, e a dos  próprios animais, que na maior parte dos casos acabam por viver em condições deploráveis, chegando mesmo a morrer ou a ter que ser abatidos.
Este, é um documentário muito real, intenso e que me chocou imenso, no entanto, voltaria a vê-lo de novo precisamente pela sua qualidade e pela forma isenta como está construído.

9 comentários:

  1. Só vi o Precious e adorei...Acho que gostaria do The BlindSide!

    ResponderEliminar
  2. Não vi o 3º e o 5º. Os outros gostei.
    Precious acho um filme excelente...lindo no meio de tanta desgraça que ali há.
    O 21 é mais uma comédia, com o jeitosão do Channing e gostei !
    E o Blind é outro que tal...adorei !!!!
    Os outros não me chamam muito a atenção, mas quem sabe :)

    ResponderEliminar
  3. Vi o Precious e acho o filme excelente, muito bom para pensar

    ResponderEliminar
  4. Nunca vi nenhum... acreditas???
    Shame on me =|

    ResponderEliminar
  5. só vi o The Blind Side,e adorei. fantastico

    ResponderEliminar

Dizei de vossa justiça minha gente :)